"[...]Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos."

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Bom dia, professores!

É, gente, não vamos pensar só no dia sem aula, por favor! Vamos pensar nos nosso amados professores (os meus são!!!) e no quão importante eles são para a nossa cultura, para a nossa educação e, principalmente, para a formação do nosso caráter.

Muitas vezes, os professores são os nossos maiores exemplos. Estamos com eles, pelo menos, metade dos nosso dias, quase a semana inteira. É óbvio que alguma relação se forma ao longo do ano (ou dos anos, no meu caso), seja de ódio ou de amor (no meu caso 2). Acho besteira você "odiar" pessoas com que você VAI TER que conviver... o mínimo que se pode fazer é ter uma relação de indiferença, mas com respeitoo (acima de tudo sempre, né gente). Enfim, pra mim, como minha mçae sempre trabalhou, os professores eram meus segundos pais. Afinal eram eles que me davam atenção a manhã inteira, que se propunham a me ajudar, a me ensinar e a me educar também. E isso nós temos que valorizar TANTO!

Sabe, eu tive uma faze meio rebelde na quinta e sexta série... achava bonitinho discutir com o professor, ser mal-criada, respondona e não querer nada com a vida. Uma verdadeira rebelde sme causa, haha! Mas taí que no meio da 6ª série me vêm uma consciência literalmente do NADA! Bate uma noção, uma madurecimento... realmente inacredotável. E aí virei bem mais amiga dos professores do que eu já era. (Gente, minha professora de matemática me dá aulas desde a terceira série, amo ela, é a melhor!) E quando você é amigo do professor, você ganha vantagens... Vantagens além de alguém que te respeita, que gosta de você, que é seu amigo e que vai conversar com você (Meus professores são os melhroes para conversar, por que, apesar de eu ser uma adolescente, me tratam como se eu tivesse algo realmente de valor pra falar, sabe? Me valorizam!) e etc., você ganha a vantagem, de quando estiver com uma dúvia ou dificuldade em uma matéria, ou sei lá, o professor vai QUERER te ajudar, vai QUERER que você se dê bem na prova, por que vai saber que você é interessado, né... Que você não vai pra escola só pra comer merenda (ô frasesinha de velho, né?!).

Há dois anos atrás levei esse texto pro meu amado colégio, ele é do Paulo Freire e fala sobre a importância da educação e da valorização dos professores. Até já postei ele aqui, há muuuutio tempo atrás quando ainda tinha vergonha de escrever aqui no blog (é, eu já disse, era muito idiota):

"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."
Bem, é isso...
reflitam, ok?
xoxo,
Mari

P.S.: Tava inspiradona nesse post em!

Nenhum comentário:

Postar um comentário