"[...]Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos."

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Rowling X Meyer

Taí um tema um tanto quanto delicado, não é mesmo?

Comprara as duas, J.K. Rowling e Stephenie Meyer, é meio idiota, por que suas vidas, seus estilos, sua forma de escrever, sua nacionalidade, TUDO relacionado a elas é completa diferente, uma da outra. Sinceramente, acho que Stephenie Meyer escreve bem... ela me lembra o estilo irônico de Jane Austen (o lugar que Bella menos gostaria de morar no mundo foi o lugar onde encontrou o maior amor de sua vida; o lugar que era para ser chato e tranquilo foi um reino de vampiros e lobisomens etc.). Só por que Stephenie escreve bem, não significa que a história seja boa. A história é interessante... mas não sei, faltou alguma coisa! Deveria ter sido abordada de outro jeito, eu acho. Não sei... só deveria ser melhor. Acho que falta personalidade em muitos personagens. A Bella, principalmente, que devia ter ao menos uma característica que a fizesse diferente e especial (E será que ela já não tem? Será que, realmente, essa coisa de mente bloqueada era suficiente pra ela encantar tanto o Edward? - Na história da Meyer, foi sim.), Esme, Jasper, e outros, deviam ter mais características próprias e diferentes, sabe? Os personagens são bons. Mas deviam ser melhores. Deviam ser mais carismáticos.

E, tendo em vista que li todos os livros de Harry Potter e todos de Twilight, posso dizer que acho Harry Potter melhor em muitos aspectos, como narrativa, enredo (Que, convenhamos, é muito mais interessante.), inclusive pelos personagens, e das INÚMERAS mensagens que a saga passa, de honestidade, gentileza, compaixão, e PRINCIPALMENTE amizade.

Por que se parar pra pensar, qual mensagem Twilight passa? A primeira que me vem a mente é "O amor supera tudo", e acho, sinceramente, que as coisas não são assim. É uma mensagem bonita, sim. Mas não acho que ela seja real. Não acho que seja uma mensagem para aplicar na vida, sabe? Por que em Harry Potter, todas as lições são pra vida toda. Ser fentil, solidário, amigo. Em twilight só consigo pensar "seja submissa a um homem e morra quando ele te deixar por uma atitude 'altruísta'" - Que tipo de mensagem é essa??? É esse o tipo de mensagem que crianças de 11 anos que leem esses livros devem aprender? NÃO.

Estou exagerando? Acho que sim. Mas está na hora de levar o motivo pela qual essas duas sagas são amadas no mundo inteiro por uma legião de fãs, ao pé da letra!

A verdade é que J.K. Rowling criou uma lenda... uma história que ficará SEMPRE marcada na vida dos fãs como a principal história que os ensinou sobre o que é certo e o que é errado. Sobre o poder do amor de uma mãe pelo seu filho. Sobre como amigos verdadeiros são poucos e raros. Sobre como a amizade é a coisa mais importante da vida. Sobre escolher o caminho certo, e não o fácil. Sobre lealdade. Sobre ser aquilo que é certo, sobre fazer aquilo que é certo!

Twilight é uma história para entreter.

Harry Potter é uma história pra refletir, e J.K. Rowling, quando escreveu esses amados livros, queria transmitir aos leitores tudo o que ela aprendeu na vida dela - uma vida que não foi tão fácil assim -, e como ela mesma disse numa entrevista uma vez: "Eu sou o Harry Potter". E sendo ela, esse persongem tão INCRÍVEL, de tão excepcional caráter, tão gentil, humilde e HUMANO, como não admirar essa BRILHANTE mulher? Como não admirar essa BRILHANTE, INCOMPARÁVEL E ÚNICA saga? Me diz, como?

Eu não tenho como transmitir em palavras, o quanto eu admiro essa mulher e sua obra.

Espero que me entendam!

2 comentários:

  1. J.K.Rowling é uma feiticeira, ela quer ensinar as como entrar no mundo ocultista! Cuidado, muito cuidado, o dia final está vindo! Paz a todos!

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto com certeza
    realmente, está na cara que Rowling escreveu Harry Potter "contando" a história da sua vida, de superação, e outros elementos a mais. Enfim, uma lição de para toda a vida.
    Já Meyer....prefiro não comentar...

    ResponderExcluir