"...Se os jovens de hoje não encontrarem paz para formar sua personalidade e para ter a cabeça no lugar, como será este país amanhã? O objetivo das minhas reportagens é enfocar essa realidade que muitos adultos desconhecem ou, se conhecem, não dão a devida atenção. Esperamos que eles leiam esse trabalho e, se possível, reflitam um pouco mais. É muito importante a educação da juventude! Não seria melhor se jovens e adultos se olhassem mais de frente, se se abrissem uns aos outros, se confessassem suas fraquezas, temores, inseguranças, medos, anseios, desesperos... em vez de todo mundo ficar fazendo o ridículo papel de super-homem? Ninguém é supernada!
Xexa fez um ligeiro movimento afirmativo com a cabeça. Interiormente procurando lembrar-se de quantas vezes ela e os pais tinham tudo uma conversa daquelas.
Para ser franca, não se lembrou de vez alguma."
terça-feira, 26 de outubro de 2010
domingo, 24 de outubro de 2010
Tudo o que a gente mais ama: blogs de moda!
Depois, em segundo lugar, vem maravilhoso Fashionismo! Esse é diferente dos outros por uma razão: a fofa da blogueira Thereza Chammas não tem uma carreira ligada à moda, ela é arquiteta! E ama a profissão! Esse é o diferencial, sabe... O blog é a visão que ela tem da moda (que é bem original) e é tão bom! Ela sempre faz posts especiais sobre o estilo de séries de TV, de melhores looks de celebridades, de NY também (ela estudou 4 meses da FIT e fez vários estágios baphos lá!!!), às vezes de arquitetura (os que eu acho um barato!) e outras coisas que me fazem visitar o blog quase todo dia. Vale demais o clique, eu amo!
O blog da Lalá Noleto é o máximo!!! Unha e carne com Camila Coutinho e Mariah Bernardes, Lalá é uma bogueira sensasional. Muito fofoa, divertida e atenciosa, mantém um dos blogs da Contigo e ele é um dos preferidos do Brasil. O blog é super descontraído, ela fala na lata mesmo, sem nem se preocupar... Segundo a própria "moda, beleza e futilidade pública" no seu blog. Ela sempre posta sobre o estilo dos brasileiros e estrangeiros, está sempre ligada em tudo-quanto-é evento e adora cultura pop. Acesse, é maravilhoso!
Você se surpreende com a Mariah, fofa total! Blogueira, dona de casa, trabalhadora, e ainda bem-humorada e simpática. No blog ela posta seus looks (sempre esbanjando extremo bom gosto!), dicas sobre viagens (Alô, amantes de NY e Londres como eu!), maquiagens, moda, desfiles e cultura. Tudo de maneira bem easygoing e agradável. Tanto esse, como todos os outros blogs de moda dessa post, são totalmente BONS de se ler! Eu amo, e vocês não vão se arrepender de conhecer!
xoxo,
Mari
domingo, 17 de outubro de 2010
Audrey Hepburn, sua linda!
E já que é pra falar de lindas inspiradoras, ninguém melhor para abri a tag do que a eterna, Audrey Hepburn!
Admito que conheci essa talentosa mulher pela Blair, de Gossip Girl, que a tem como maior ídola. Como já adoro Blair Waldorf, fui procurar saber mais sobre ela. E só de ler a página dela na wikipédia, me apaixonei! E aí vi cenas de filmes, fotos, pesquizei... E comprei o filme My Fair Lady, um clássico maravilhoso do cinema, com uma história fofa, um excepcional roteiro, um dos melhores figurinos que já vi (aliás, vários filmes dela ganharam Oscars de figurino, por que todos os designers ficavam apaixonados por ela!!)... mas o melhor do filme mesmo, são os atores. E é claro, Audrey Hepburn! Pra vocês terem noção, o filme foi indicado a DOZE Oscars e ganhou OITO! Arraso total! E estou louquinha louquinha pra ver os outros trabalhos dela, né?! Por isso, quando recebi minha mesada (finalmente!) hoje, a primeira coisa que fiz foi encomendar no submarino 4 outros trabalhos dela! E garanto, só vou me surpreender mais e mais com esse talento!
Além disso, para fãs da moda, como eu, (moda ta na frente na enquete de assuntos preferidos, em!) ela foi um GRANDE ícone de estilo! Ela que "eternizou" os óculos wayfare (em uma lendária cena, em um dos seus maiores filmes - Bonequinha de Luxo - em frente à Tiffany's!) e até a Louis Vuitton homenagiou a moça: a queridinha Speedy 25 foi feita somente pra ela, tá! E ainda foi muito amiga do grande estilista francês Hubert de Givenchy - Ele criou o o Little Black Dress de Bonequinha de Luxo, também, e foi Audrey que o tornou imortal! Vários filmes e seriados já compiaram (lembra da Blair na primeira temporada de GG reproduzindo a cena?) e ele foi leiloado em 2006 por cerca de 800 mil dólares (na época, quase dois milhões de reais!)
Fora que ela era elegante e por natureza, tinha uma postura incrível (graças, também, aos seus tempos de bailarina), sua presença era clássica, reflinada e muito sofisticada. Um real ícone de sua época. Ela era tipo, a Olivia Palermo e a Alexa Chung da década de 60, sabe?
E uma coisa, muito, mas muuuuito fofa mesmo, é que ela foi embaixatriz da UNICEF, e viajou muito em seus últimos meses de vida em causa humanitárias. (Ela era fluente em umas 7 línguas, algém de linda, também era inteligente!) Ela foi vitima da segunda guerra mundial também, e a organização ajudou a salvar sua vida.
Ela disse que A Princesa e o Pebleu foi seu filme mais querido, que Cinderella em Paris foi o mais divertido e que amou Uma cruz à beira do abismo por sua mensagem social.
E uma curiosidade interessante é que todos lembram da lendária Marilyn Monroe (Acham que ela merece um "sua linda!" aqui no blog??) cantando Parabéns Pra Você para o presidente J.F. K. em 1962, mas poucos se lembram que foi Audreu que cantou em seu último aniversário, em 1963. Tava maluca por uma biografia dela, alguém sabe de alguma?
Resumindo: ela era linda!
"Para ter lábios atraentes, diga palavras doces.
Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas.
Para ter o corpo esguio, divida sua comida com os famintos.Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez ao dia.
Para ter boa postura caminhe com a certeza de que nunca andará sozinha."
- Audrey Hepburn
Comentem quem vocês gostariam de ver no próximo "Sua Linda!"
xoxo,
Mari
:)
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Bom dia, professores!
Muitas vezes, os professores são os nossos maiores exemplos. Estamos com eles, pelo menos, metade dos nosso dias, quase a semana inteira. É óbvio que alguma relação se forma ao longo do ano (ou dos anos, no meu caso), seja de ódio ou de amor (no meu caso 2). Acho besteira você "odiar" pessoas com que você VAI TER que conviver... o mínimo que se pode fazer é ter uma relação de indiferença, mas com respeitoo (acima de tudo sempre, né gente). Enfim, pra mim, como minha mçae sempre trabalhou, os professores eram meus segundos pais. Afinal eram eles que me davam atenção a manhã inteira, que se propunham a me ajudar, a me ensinar e a me educar também. E isso nós temos que valorizar TANTO!
Sabe, eu tive uma faze meio rebelde na quinta e sexta série... achava bonitinho discutir com o professor, ser mal-criada, respondona e não querer nada com a vida. Uma verdadeira rebelde sme causa, haha! Mas taí que no meio da 6ª série me vêm uma consciência literalmente do NADA! Bate uma noção, uma madurecimento... realmente inacredotável. E aí virei bem mais amiga dos professores do que eu já era. (Gente, minha professora de matemática me dá aulas desde a terceira série, amo ela, é a melhor!) E quando você é amigo do professor, você ganha vantagens... Vantagens além de alguém que te respeita, que gosta de você, que é seu amigo e que vai conversar com você (Meus professores são os melhroes para conversar, por que, apesar de eu ser uma adolescente, me tratam como se eu tivesse algo realmente de valor pra falar, sabe? Me valorizam!) e etc., você ganha a vantagem, de quando estiver com uma dúvia ou dificuldade em uma matéria, ou sei lá, o professor vai QUERER te ajudar, vai QUERER que você se dê bem na prova, por que vai saber que você é interessado, né... Que você não vai pra escola só pra comer merenda (ô frasesinha de velho, né?!).
Há dois anos atrás levei esse texto pro meu amado colégio, ele é do Paulo Freire e fala sobre a importância da educação e da valorização dos professores. Até já postei ele aqui, há muuuutio tempo atrás quando ainda tinha vergonha de escrever aqui no blog (é, eu já disse, era muito idiota):
"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."
reflitam, ok?
xoxo,
Mari
P.S.: Tava inspiradona nesse post em!
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Viva aquilo que te faz bem!
Essa é a segunda imagem que pego de um blog estrangeiro muuuuuuuuuuito bom, só de ilustrações. O nome é Stuff No-One Told Me, e ele já esta recomendado no BLOGROLL ali na lateral do blog! De verdade, gente, vale MESMO o clique!
Mari
O Desafio: Série A Mediadora
Os livros foram bem inéditos para mim e serviram para tirar a primeira e segunda impressões ruins que tive de Meg Cabot. (Sério, você pode ler minha insatisfação com a dita-cuja em Diário da Princesa - um livro amado por milhões de adolescentes - aqui). Sim, é para eu engolir tudo o que disse dela mesmo!
Nesses livros, Meg me mostrou a narrativa da qual todos falam tão bem: agradável, leve, imprevisível, divertida e que te deixa com gostinho de quero-mais! Me impressinou, sem dúvidas. Estava indecisa sobre ler ou não, mas com tanta gente falando bem dela, bem dessa série, não tinha como não querer ler outras obras da autora, né?
Encontre informações dos livros, da Meg Cabot, e de outras obras da autora aqui.
41 - A Mediadora *****
42 - A Mediadora, vol 2 - O Arcano Nove****
43 - A Mediadora, vol 3 - Reunião*****
44 - A Mediadora, vol 4 - A Hora Mais Sombria****
45 - A Mediadora, vol 5 - Assombrado*****
46 - A Mediadora, vol 6 - Crepúsculo*****
Todos os livros da série são muito bons e te prendem até a última página. Está realmente recomendado!
Mari
domingo, 10 de outubro de 2010
Mini Caderno de Frases: natureza!
“Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga.” - Albert Einstein
“É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve." - Victor Hugo
BIG TRIP: ORLANDO!
Eu já pesquisei, li guias turísticos inteiros sobre a Flórida, sei o nome de todas as atrações dos parques, estou TOTALMENTE atualizada sobre o assunto. E eu realmente recomendo pesquizar bastante antes de ir, ver a média dos preços e dar uma pesquizadinha nas principais coisas que você quer comprar, por que alguns preços variam bem de loja pra loja; pesquizar também a sua localização e como você vai se locomover quando estiver por lá (a menos que você vá de excursão, que aí é por conta deles), a temperatura média da época que você vai estar lá, quais atrações dos parques tem mais filas (faça um bom roteiro pro parque, pra evitar perder tempo!), quais os melhores centros de comprar e etc.
E como eu ainda não viajei (ainda faltam 3 meses!), vou falar aqui sobre os preparativos da viagem:
• Primeiro de tudo: documentos! Sem eles você não entra nem no avião... Primeiro, tire o seu passaporte. Para isso você precisa ir no site da Polícia Federal e requerir a emissão do passaporte e depois ir - junto da sua mãe e do seu pai, se você for menos de idade, (se um deles não puder ir, deverá preencher uma autorização disponível também no site) - até um posto de emissão da Polícia Federal. Pague uma taixa de emissão de R$ 156,00 e pegue o seu passaporte no dia marcado, levando os documentos solicitados. Detalhe: só você, pessoalmente, pode pegar o seu passaporte. O tire com antecedência, as agências recomendam no mínimo 4 meses antes de viajar. E de documento importante ainda tem o visto, vou falar dele mais abaixo.
• Depois, você precisa se organizar e decidir se quer ir com uma excursão, sozinho (estou falando no caso de voce for um adolescente, ok?), ou com sua família em/ou grupo. Se você preferir ir de excursão, como eu, procure um pacote que atenda melhor as suas necessidades e preferências, como quantidade de dias, preço, data e acomodações. Depois de encontrar aquele pacote perfeito em uma agência de confiança - isso é essencial, se você nunca ouviu falar dessa agência, só consegue contato pela internet, conhece alguém que foi e se arrependeu, não explica direito os pacotes que oferece, te enrola etc., desconfie! Essa é a dua viagem, e é importante dar tudo certo! - pra você, relaxe, agora é só deixar seus pais cuidarem de toda a parte de documentação e pagamento; Agora, se você optou por ir em grupo (seja com sua família ou com amigos), você, ou qualquer outra pessoa que vai na viagem, precisam pesquizar tudo nos mais absolutos detalhes! Precisam ver acomodação, passagem, seguro médico, carro (se forem alugar um) e principalmente, fazer um roteiro (o que pode ser bem interessante e divertido: junte amigos que já forem e façam todos juntos!), ou pergar algum da internet, sei lá, mas é preciso ter um para pelo menos guiá-los quando estiverem em outro país (Mas ainda assim, não se prendam totalmente! Por que, por exemplo, em janeiro é inverno lá, então vale aproveitar os dias de sol para ir logo nos parques aquáticos e deixar os outros e as compras para o resto da viagem!). De verdade, gente, quando você não terá um guia é importante fazer muita pesquiza antes! Depois disso, é só curtir muito a viagem também!
• E sem essa autorização, você não entra mesmo no país: Visto! Para tirá-lo, entre no site do visto americano agende uma entrevista em um Consulado Americano próximo de você, terá que pagar duas taxas, uma de R$ 38 e outra de US$ 131, e também terá de responder um formulário de perguntas em inglês no site, como: qual a data da viagem, onde vai ficar e qual o endereço, onde estuda, mora, quem está pagando a viagem (e não pode deixar nada em branco!) e etc., por isso que eu não recomendo tentar tirar o visto antes de estar tudo certinho com a agência de viagem e tal, por que no dia da entrevista você terá que provar que tem vínculos com o Brasil, os EUA são muito chatos com essa coisa de imigrantes, e levar os documentos da excursão com data de volta e/ou declaração escolar são bem úteis. Eles perguntam tudo mesmo, qual a renda dos seus pais, se eles são casados, se sua escola é particular, as profissões dos seus pais e/ou padrastos e madrastas, por isso não se ofenda com as perguntas um tanto abusivas. Quando é só para o adolescente ir, é tudo bem mais tranquilo e não tem quase nenhuma complicação... Na verdade, mesmo se for a família inteira para tirar o visto, se estiver tudo certinho, dentro da lei, e provar que tem dinheiro para pagar a viagem e não vai ficar lá pelos Estado Unidos, não tem problema nenhum em conseguir o visto. Você fica sabendo na hora se deu tudo certo, se foi concedido ou não, e aí é só pagar a taxa de entraga do passaporte (o valor depende de onde você mora) e aí vai ser só esperar anciosa o dia de embarcar!
ps.: As informações a cima não servem só para Orlando, são para qualquer lugar nos EUA ou qualquer outra excursão.
É isso, gente... espero que tenham gostado, foi com muito carinho.
E levem em consideração que eu não sou uma profissional de turismo, e as informações contidas aqui são as minhas impressões e as minhas experiências, somente minhas :)
Até a próxima BIG TRIP, que eu acho que será somente quando eu voltar da viagem,
(acho que esse foi o maior post do blog!)
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Saudade pra quê?
O jovem de hoje não precisa mais lutar pelo fim da tortura ou por eleições diretas, pois outras gerações já fizeram isso. Se o país necessitar, é verdade, lá estarão eles de cada limpa, pintada, o que for. Mas é bobagem achar, como pensam os nostálgicos, que tudo já foi feito. Há muito por realizar pelo país. Seria bom, por exemplo, se a juventude participasse de forma mais afetiva na luta pela educação e pela leitura. Sim, porque lemos pouco, muito pouco. Ler mais vai fazer a diferença. Transformar a chatice da obrigação de ler Machado de Assis no prazer absoluto de ler Machado de Assis. Repensar a escola também é fundamental. Dar ao aluno mais responsabilidade pelo próprio destino e a chance de se auto-avaliar e avaliar os seus professores. Reformular o sistema de avaliação e transformar a escola numa atividade de prazer: trazer para dentro dos colégios os temas da atualiadade, além de transformar numa atividade doce o trinômio fisica-quimica-biologia.
Vivemos num país que mistura desdentados com marombados, famintos com bad boys, motins em prisões com ravez na Amazônia, malabares nos cruzamentos com gatinhas tatuadas, crianças de 15 anos na Febem e outras com 15 na Disney. É macunaíma dando passagem aos tropicalistas, numa maçaroca que é o samba-enredo chamado Brasil. É um país com muitas diferenças – e acabar com elas é papel dos jovens. A juventude deve, acima de tudo, saber desconfiar as verdades absolutas. Desconfiar sempre é ser curioso, pesquisador, renovador, transgressor. Seja intransigente na transgressão. Sempre diga não ao não – e desafine o coro dos contentes."
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
O Ano da Biodiversidade
A ONU declarou que 2010 é o ano da biodiversidade, e o objetivo é conscientizar todas as pessoas, sociedades e governos que no estado atual, em extinção de espécies e aquecimento global, medidas, esforços e ações que remediem os problemas e ajudem na solição são cada vez mais necessários. Agora, no início de outubro, ocorrerá em Nagoya, Japão, uma reunião marcada pela ONU para discutir se o mundo conseguiu atingir a meta de diminuir a perda da biodiversidade esse ano.
E o Braisl é o primeiro em biodiversidade do mundo! Nós já deveríamos ter começado a valorizar e respeitar isso, já deveríamos tomar as nossas florestas e riquezas naturais como patrimônio histórico! Acho que li em algum lugar que o Basil ia lutar principalmente para acabar com o desmatamento, e tentaria reduzi-lo a zero até 2015. No início desse ano ese assumiu o compromisso (Não mais que a sua obrigação, né?) de proteger (SOMENTE!) 30% da Amazônia em unidades de conservação e mais (SOMENTE! 2) 10% de outros biomas, como, por exemplo, Mata Atlântica e Pantanal. Será que ele cumpriu o prometido? Derrepente atualizo o post depois dessa tal reunião, assim que ver uma reportagem.
"Estamos perdendo essa biodiversidade a uma taxa mil vezes maior do que a taxa normal na história da terra. Então, de acordo com as previsões dos cientistas, até 2030 poderemos estar com 75% das espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção. Hoje esse número é de 36%."- Afirma pesquizador da ONU.
E uma das coisas que mais me choca, sabe, é que em pleno ano da biodiversidade, fazem uma melca daquelas lá no Gofo do México - um ENORME derramamento de petróleo no oceano por não-sei-quanto-tempo e nem sei se já conteram o problema! A estimativa é de 4,4 milhões de barrris derramados no mar (reportagem de 24 de setembro!). Quanta vida marinha foi morta, em? Quanto as algas marinhas, que são resposáveis pela nossa OXIGENAÇÃO, foram danificadas? Foi uma tragédia horrível, eu acho.
Gente, só pra fechar, acreditem no poder que cada um de vocês tem. Cada um pode ajudar do seu jeito... todos tem uma alternativa. O planeta tem uma alternativa e a raça humana também. Mas, infelizmente, os humanos escolheram por muito tempo uma outra alternativa. A alternativa de destruir e explorar tudo, até que chegasse ao ponto da temperatura do planeta subir a cada ano mais. Prestem atenção, por que mesmo que nósnãoe estejamos aqui, nossos netos, bisnetos, tataranetos, sei lá, talvez ainda estejam pra ver esses desastres. Então vamos pesquizar o que podemos fazer, certo?
Na foto: O Lula e o Obama, em uma campanha publicitária da Dinamarca, daqui a 10 anos dizendo: "I'm sorry. We could have stopped catastrophic climate chance... we didin't."É isso,
Algo como, "Eu sinto muito, nós tivemos uma chance de impedir uma catástofre climática... nós não o fizemos."
Pensem bastante, pessoal.
Beijos, até a próxima.