"[...]Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos."

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Novo Desafio: 5° dia

"Em um mundo de perfeição, o normal é feio."

Hoje já estamos na metade do Desafio, e posterei sobre o livro que mais me chamou a atenção.
E recentemente, um livro que li, amei e está nos recomendados do blog é FEIOS.
É uma história completamente nova e diferente, pela qual me apaixonei.
Uma das coisas que mais gosto nesse livro é que apesar de ser para o público YA (Jovens Adultos), ele faz críticas à sociedade atual e à ditadura da beleza (tema para um futuro post, rs) implicitamente, deixando ainda mais interessante. E além dessa mensagem legal, tem um pequeno romance bem fofo... mistérios, rebeliões e personagens carismáticos.
No livro, que se passa muitos anos no futuro, todos são feios até os 16 anos. E quando chegam nessa idade (o que muitos feios querem muuuuito) o governo p
aga uma cirurgia obrigatória para deixar todos perfeitos. Assim, perfeitos mesmo. Magros, altos, com maçãs do rosto altas, olhos brilhantes e grandes, lábios perfeitamente carnudos, pele lisinha e sem nenhuma marca, dentes brancos e sorriso deslumbrante. E todos são assim. Todos são praticamente iguais. Todos à partir dos 16 anos só querem festas e diversão e são mega superficiais. Ele trata de uma modicação física e emocional dos adolescentes. E o que se passa na cabeça de quem NÃO quria ser assim? É o que Tally - mocinha da história - pensa no início do livro, em relação a sua mais nova amiga, Shay.
Tem uma pitada de ficção cientifica, romance adolescente, conspiração num mundo onde tudo é observado e até perseguições em skates voadores.

E de forma alguma o livro se restringe apenas a ser mais um sucesso teen. Não que livros para o público teen seham ruins, pelo contrário. Mas o que promete em Feios é a proposta de mudar algumas cabecinhas adolescentes!

São muitas as críticas em relação ao culto de beleza atual, aproveitando a deixa de como a cururgia plástica entre os adolescentes é popular, e à meneira primitiva que usamos os nossos recursos naturais.

Sinopse:
"Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.

Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre."
Na adolescência, estamos sempre imaginando como seria a nossa vida se fôssemos lindos, altos, magros e perfeitos como os artistas que admiramos. E como o sábio Alvo Dumbledore disse, "não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer-se de viver". E não podemos deixar que os sonhos "perfeitos" dominem a nossa vida. A perfeição nem sempre é boa e é bem difícil de se encontrar. E pra falar a verdade, perfeição é uma coisa muito chata! Coisas perfeitas são muito chatas! As coisas precisam diferentes, as PESSOAS precisam ser diferentes. Imagina tudo igual! Imagina se nossos cérebros fossem todos com as mesmas ideias! Se todos fôssemos iguais, com personalidade e talentos iguais o mundo seria chato e primitivo. Como seria se Einstein, Michael Jackson, Shakespeare, Robinho fossem todos iguais? Só poderíamos estudar física, ou cantar músicas, ou só ler ou só jogar futebol. As coisas precisam ser variadas, diferentes. Precisamos ter escolhas!

Scott Westerfeld, o escritor, ao ser interrogado sobre por que tratar desse tema, responde:

"- Pesquisas mostram que pessoas bonitas são mais bem tratadas pelos seus empregados, colegas de trabalho e companheiros. Crianças lindas ganham notas melhores, pelas mesmas tarefas, e têm menos chance de terem problemas com a lei - diz ele, em entrevista por e-mail. - Em outras palavras, a beleza é o parâmetro definitivo da nossa sociedade. Então eu me perguntei: que passos a sociedade poderia tomar para equalizar esse preconceito? E qual seria o resultado? As respostas foram mais produtivas do que eu pensei."

E foram produtivas mesmo... Feios vendeu cerca de 2 milhões de livros nos EUA.

Westerfeld concorda que a busca pela perfeição virou uma obsessão moderna. Um dos sintomas dessa mania seria a febre dos livros da série "Crepúsculo":

"- O apelo de "Crepúsculo" é tratar de beleza e imortalidade. De certo modo, também é sobre ser famoso. Marilyn Monroe nunca parece envelhecer para o resto de nós, ela é eternamente famosa e bela. E, como no vampirismo, ela teve de morrer para se tornar imortal."

Ele não acha, porém, que a Humanidade está perdida:

"- Eu acho que essa parte da nossa cultura, da busca pela perfeição, está cada vez mais forte, mas é tão gradual que não percebemos. A resistência contra essa visão de mundo, no entanto, também está crescendo."

Ele é de verdade, um dos meus escritores preferidos e vocês não vão se arrepender de ler Feios, que é um livro realmente excelênte. E depois lembre-se de me dizer o que achou, ou atravez do meu SKOOB, do TWITTER ou aqui por comentários.

O Scott também tem twitter, e diz que responde à todos os fãs! Siga: @ScottWesterfeld

Encontre informações do livro aqui.

Bom, foi um prazer!

Até amanhã, bjs Mari.

Um comentário: