"[...]Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos."

domingo, 11 de julho de 2010

Novo Desafio: 7° dia

"Matar ou morrer, não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!"
No sétimo dia do desafio tenho que citar o livro que eu mais recomendo. E esse foi difícil. Mas no momento, o livro que eu mais recomendo acabou de ser lançado no Brasil com o nome de JOGOS VORAZES. E o livro é muito bom MESMO. Foi um dos melhores livros que li esse ano, e é um livro que recomendo pra todo mundo ler.

Mistura de ficção científica com mitologia e reality show, Jogos Vorazes é o mais novo fenômeno da literatura jovem, precursor de tendência no milionário mercado de best-sellers juvenis: a dos romances ambientados num futuro pós-apocalíptico. Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobreviência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos.

Há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, e elogiado por Rick Riordan (Percy Jackson e Os Olimpianos), e Stephenie Meyer (Crepúsculo), o livro, primeiro volume de uma trilogia, render à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano na revista Time.

Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias.

SINOPSE:
"The Hunger Games acontece em um período não identificado do futuro, em uma nação conhecida como Panem, isso tudo após a destruição da América do Norte. Panem consiste em um rico distrito, o Capitol, e ao redor desse há outros doze distritos mais pobres.

Como castigo por uma rebelião anterior contra a Capital, a cada ano um menino e uma menina de cada distrito, com idades entre doze e dezoito anos, são selecionados por sorteio e forçados a participar do Hunger Games, um evento televisionado onde os participantes, ou “tributos”, devem lutar até a morte em um arena ao ar livre, até que apenas um permaneça.

A história segue a vida de Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos que se voluntaria a jogar o 74º Jogo no lugar de sua irmã mais nova, Prim, quando essa foi escolhida para participar dos Jogos. O rapaz Peeta Mellark também foi escolhido para participar do Jogk, sendo este do mesmo distrito que Katniss, ele já salvou a vida dela dando o próprio pão, quando a família de Katniss estava passando fome."
E outra coisa que me encantou toalmente nesse livro, foram os personagens. Katniss é aquela garota de 16 anos destemida e corajosa, mas ao mesmo tempo, lá no fundo, ela é jovem e vulnerável. E é doce. E tem compaixão. E isso aparece quando ela vai aos jogos no lugar da irmãzinha e quando ajuda outra participante de 12 anos, Rue.
E tem o Peeta, o outro participante dos jogos do Distrito 12, que é um garoto bom, gentil, simples e real. E ele gosta mesmo da Katniss. E daria a vida por ela.
E apesar do livro ser uma aventura, com muitas lutas e tal, ele ensina o valor do carinho. O valor da compaixão, o valor que tem você ajudar o outro... sem ganhar nada em troca.

É realmente um excelente livro, e eu acho, que quando consiguimos ler por trás do enredo, é quando aprendemos a realmente LER. Por que é muito fácil discrever o livro, pra isso é só você ler a sinopse. Mas ver por trás das atitudes dos personagens, enxergar o caráter e os motivos deles, isso já é outra coisa. Uma coisa bem difícil, que eu nem sei se já consigo fazer. Eu não sei se eu entendi a mensagem certo ou errado. E é aí que está o mais legal da literatura, nós podemos entender e tirar de mensagem pra nossa vida o que quisermos. E tem inúmeras opções. Eu sei, que aprendo muuuuuuuuuito nos livros. Todos aprendem. Mas só alguns conseguem por esse ensinamento em prática na sua própria vida. Por isso eu acho que livros são os maiores tesouros da humanidade, por que eles nos ensinam quase tudo! É indescritível a quantidade de coisa que eu aprendi e amadureci lendo livros.

Encontre informações do livro aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário