"[...]Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos."

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Ano da Biodiversidade

Nem sei por que esse post demorou tanto a sair! Ele é fala de um assunto bem importante na nossa vida, nesse mundo pós-moderno: a luta pela continuidade da enorme biodiversidade do nosso país, que esta sendo destruído pela raça humana.

A ONU declarou que 2010 é o ano da biodiversidade, e o objetivo é conscientizar todas as pessoas, sociedades e governos que no estado atual, em extinção de espécies e aquecimento global, medidas, esforços e ações que remediem os problemas e ajudem na solição são cada vez mais necessários. Agora, no início de outubro, ocorrerá em Nagoya, Japão, uma reunião marcada pela ONU para discutir se o mundo conseguiu atingir a meta de diminuir a perda da biodiversidade esse ano.

E o Braisl é o primeiro em biodiversidade do mundo! Nós já deveríamos ter começado a valorizar e respeitar isso, já deveríamos tomar as nossas florestas e riquezas naturais como patrimônio histórico! Acho que li em algum lugar que o Basil ia lutar principalmente para acabar com o desmatamento, e tentaria reduzi-lo a zero até 2015. No início desse ano ese assumiu o compromisso (Não mais que a sua obrigação, né?) de proteger (SOMENTE!) 30% da Amazônia em unidades de conservação e mais (SOMENTE! 2) 10% de outros biomas, como, por exemplo, Mata Atlântica e Pantanal. Será que ele cumpriu o prometido? Derrepente atualizo o post depois dessa tal reunião, assim que ver uma reportagem.

"Estamos perdendo essa biodiversidade a uma taxa mil vezes maior do que a taxa normal na história da terra. Então, de acordo com as previsões dos cientistas, até 2030 poderemos estar com 75% das espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção. Hoje esse número é de 36%."- Afirma pesquizador da ONU.

E uma das coisas que mais me choca, sabe, é que em pleno ano da biodiversidade, fazem uma melca daquelas lá no Gofo do México - um ENORME derramamento de petróleo no oceano por não-sei-quanto-tempo e nem sei se já conteram o problema! A estimativa é de 4,4 milhões de barrris derramados no mar (reportagem de 24 de setembro!). Quanta vida marinha foi morta, em? Quanto as algas marinhas, que são resposáveis pela nossa OXIGENAÇÃO, foram danificadas? Foi uma tragédia horrível, eu acho.

Gente, só pra fechar, acreditem no poder que cada um de vocês tem. Cada um pode ajudar do seu jeito... todos tem uma alternativa. O planeta tem uma alternativa e a raça humana também. Mas, infelizmente, os humanos escolheram por muito tempo uma outra alternativa. A alternativa de destruir e explorar tudo, até que chegasse ao ponto da temperatura do planeta subir a cada ano mais. Prestem atenção, por que mesmo que nósnãoe estejamos aqui, nossos netos, bisnetos, tataranetos, sei lá, talvez ainda estejam pra ver esses desastres. Então vamos pesquizar o que podemos fazer, certo?
Na foto: O Lula e o Obama, em uma campanha publicitária da Dinamarca, daqui a 10 anos dizendo: "I'm sorry. We could have stopped catastrophic climate chance... we didin't."
Algo como, "Eu sinto muito, nós tivemos uma chance de impedir uma catástofre climática... nós não o fizemos."
É isso,
Pensem bastante, pessoal.
Beijos, até a próxima.

Um comentário:

  1. ótimo texto flor, muito bom mesmo!! se todo mundo fizesse a sua parte com toda certeza estariamos vivendo melhor, o problema é q a maioria é ignorante, tipo, ngm faz, eu fazer não vai fazer diferença e quem vai sofrer por isso nem seremos nós e sim aqueles q ainda estão por vir, nossa descendência! =/
    Beijo querida

    ResponderExcluir