"[...]Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos."

domingo, 10 de outubro de 2010

BIG TRIP: ORLANDO!

Decidi inaugrar mais uma coluna aqui no blog: Big Trip! Elas vão ser sobre as minhas viagens, ou até mesmo de outras pessoas pelos lugares que a gente mais ama e mais tem vontade de conhecer. E eu estou muuuuuito feliz que vou conhecer Orlando em janeiro de 2011. E pretendo compartilhar tudinho aqui com vocês, por que não é dúvida que Orlando é o destino preferido de muitos jovens por aí, não é mesmo?

Desde pequininha, eu sempre fui muito apaixonada pela Disney, sempre sonhei em conhecê-la. Então pra mim, vai ser bem mais que uma viagem! Vai ser uma oportunidade de realizar um sonho de infância, de fazer amigos e ser totalmente independente por 16 dias (já que vou sem minha mãe, de excursão...)! A liberdade e responsabilidade vão estar a mil!

Eu já pesquisei, li guias turísticos inteiros sobre a Flórida, sei o nome de todas as atrações dos parques, estou TOTALMENTE atualizada sobre o assunto. E eu realmente recomendo pesquizar bastante antes de ir, ver a média dos preços e dar uma pesquizadinha nas principais coisas que você quer comprar, por que alguns preços variam bem de loja pra loja; pesquizar também a sua localização e como você vai se locomover quando estiver por lá (a menos que você vá de excursão, que aí é por conta deles), a temperatura média da época que você vai estar lá, quais atrações dos parques tem mais filas (faça um bom roteiro pro parque, pra evitar perder tempo!), quais os melhores centros de comprar e etc.


E como eu ainda não viajei (ainda faltam 3 meses!), vou falar aqui sobre os preparativos da viagem:

Primeiro de tudo: documentos! Sem eles você não entra nem no avião... Primeiro, tire o seu passaporte. Para isso você precisa ir no site da Polícia Federal e requerir a emissão do passaporte e depois ir - junto da sua mãe e do seu pai, se você for menos de idade, (se um deles não puder ir, deverá preencher uma autorização disponível também no site) - até um posto de emissão da Polícia Federal. Pague uma taixa de emissão de R$ 156,00 e pegue o seu passaporte no dia marcado, levando os documentos solicitados. Detalhe: só você, pessoalmente, pode pegar o seu passaporte. O tire com antecedência, as agências recomendam no mínimo 4 meses antes de viajar. E de documento importante ainda tem o visto, vou falar dele mais abaixo.

Depois, você precisa se organizar e decidir se quer ir com uma excursão, sozinho (estou falando no caso de voce for um adolescente, ok?), ou com sua família em/ou grupo. Se você preferir ir de excursão, como eu, procure um pacote que atenda melhor as suas necessidades e preferências, como quantidade de dias, preço, data e acomodações. Depois de encontrar aquele pacote perfeito em uma agência de confiança - isso é essencial, se você nunca ouviu falar dessa agência, só consegue contato pela internet, conhece alguém que foi e se arrependeu, não explica direito os pacotes que oferece, te enrola etc., desconfie! Essa é a dua viagem, e é importante dar tudo certo! - pra você, relaxe, agora é só deixar seus pais cuidarem de toda a parte de documentação e pagamento; Agora, se você optou por ir em grupo (seja com sua família ou com amigos), você, ou qualquer outra pessoa que vai na viagem, precisam pesquizar tudo nos mais absolutos detalhes! Precisam ver acomodação, passagem, seguro médico, carro (se forem alugar um) e principalmente, fazer um roteiro (o que pode ser bem interessante e divertido: junte amigos que já forem e façam todos juntos!), ou pergar algum da internet, sei lá, mas é preciso ter um para pelo menos guiá-los quando estiverem em outro país (Mas ainda assim, não se prendam totalmente! Por que, por exemplo, em janeiro é inverno lá, então vale aproveitar os dias de sol para ir logo nos parques aquáticos e deixar os outros e as compras para o resto da viagem!). De verdade, gente, quando você não terá um guia é importante fazer muita pesquiza antes! Depois disso, é só curtir muito a viagem também!

E sem essa autorização, você não entra mesmo no país: Visto! Para tirá-lo, entre no site do visto americano agende uma entrevista em um Consulado Americano próximo de você, terá que pagar duas taxas, uma de R$ 38 e outra de US$ 131, e também terá de responder um formulário de perguntas em inglês no site, como: qual a data da viagem, onde vai ficar e qual o endereço, onde estuda, mora, quem está pagando a viagem (e não pode deixar nada em branco!) e etc., por isso que eu não recomendo tentar tirar o visto antes de estar tudo certinho com a agência de viagem e tal, por que no dia da entrevista você terá que provar que tem vínculos com o Brasil, os EUA são muito chatos com essa coisa de imigrantes, e levar os documentos da excursão com data de volta e/ou declaração escolar são bem úteis. Eles perguntam tudo mesmo, qual a renda dos seus pais, se eles são casados, se sua escola é particular, as profissões dos seus pais e/ou padrastos e madrastas, por isso não se ofenda com as perguntas um tanto abusivas. Quando é só para o adolescente ir, é tudo bem mais tranquilo e não tem quase nenhuma complicação... Na verdade, mesmo se for a família inteira para tirar o visto, se estiver tudo certinho, dentro da lei, e provar que tem dinheiro para pagar a viagem e não vai ficar lá pelos Estado Unidos, não tem problema nenhum em conseguir o visto. Você fica sabendo na hora se deu tudo certo, se foi concedido ou não, e aí é só pagar a taxa de entraga do passaporte (o valor depende de onde você mora) e aí vai ser só esperar anciosa o dia de embarcar!


ps.: As informações a cima não servem só para Orlando, são para qualquer lugar nos EUA ou qualquer outra excursão.

É isso, gente... espero que tenham gostado, foi com muito carinho.
E levem em consideração que eu não sou uma profissional de turismo, e as informações contidas aqui são as minhas impressões e as minhas experiências, somente minhas :)
Até a próxima BIG TRIP, que eu acho que será somente quando eu voltar da viagem,
(acho que esse foi o maior post do blog!)

xoxo, Mari

3 comentários:

  1. hahaha orlando é lindo mari! hhahahaha, entao, amei de paixao o post, esse é o melhor que voce ja fezz.. virou uma guia de turismo por um dia e AJUDOU BASTANTE aqueles que nunca foram e estao indo pela primeira vez hahaha, ja vou mostrar para nicole esse post porque ela vai adoraarrr hahahahaha, ficou muiito legal mesmo mari!!!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo: Tá, já corrigi.
    Julia Perez: Mostra sim!!! E pede pra ela comentar, haha. beijos!

    ResponderExcluir