"[...]Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos."

domingo, 19 de setembro de 2010

Você é a minha consciência?

"O que é consciência? A consciência é uma janela!
Isso mesmo! A consciência é uma janela por onde você pode olhar uma paisagem. Pensando bem, uma janela é um furo. É um buraco, um vazio. Uma janela não é nada! Mas é um tipo muito especial de nada. Uma janela é um tipo de nada que permite que você veja tudo. Isso é a consciência!

Por isso, é importante manter a sua consciência desobstruída. E procurar expandi-la. Quanto maior a janela, mais se pode ver através dela. Quando maior a janela, mais ar, mais luz. Portanto, não pense que a consciência deva ter conteúdos. Não deixe que encham sua consciência com "coisas". Se você quer que uma janela de fato funcione como janela, não amontoe coisas sobre o parapeito. Deixe-a funcionar como ela é: um vazio útil.

A janela da consciência dá para uma grande paisagem. Através dela, podem-se ver muitas coisas. Uma parte dessas coisas tem origem no mundo fora de você. Se você não existisse, suas sensações e persepções não existiriam. Mas você sabe que elas vêm de fora. Porque sabe que elas só estão dentro de você naquela hora. Sabe que existe algo, fora, que as provoca, dentro.

Uma outra parte dessa paisagem - que pode ser vista através da janela de sua consciência - parec existir dentro de você, não depende de nada fora de você, e você pode colocá-la na janela a qualquer momento. É a parte da memória à qual você tem acesso na hora que quiser, aquela parte da memória que você, digamos, pode "lembar" quando quer."

[José ERnerto Bologna. Estação desembarque. p.55, 58-9]

2 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo. Super filosófico! esse texto foi uam visão pra minha janela, hahaha. E com certeza vai ficar armazenado. Parabéns, Mari. Mais um texto brilhante, exatamente como você.

    ResponderExcluir
  2. lindo mesmo mari, filosofia serve para algo neee.. hahahha, voce é linda demaiss !! amo voce parabens mari, voce merece ! beijoss

    ResponderExcluir